Ações de Preservação do Meio Ambiente

Ações de Preservação do Meio Ambiente

Com vistas a diminuir os impactos ambientais produzidos pelas suas obras, a POLETTO implantou um Programa de Meio Ambiente.

Casa dos Autistas

A Construtora POLETTO completou 30 anos de atividades no dia 02/01/10 e para comemorar esta conquista, ao invés de investir em festas, brindes, etc., decidiu investir recursos financeiros, técnicos, logísticos e de relacionamento com fornecedores para desenvolver um projeto social que seria a viabilização da construção de um prédio destinado ao atendimento dos Autistas de nossa cidade em parceria com o Rotary Clube Bento Gonçalves - São Francisco.

Como a Fiema Brasil 2010 – Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente - tinha a intenção de montar uma "Casa Sustentável" no Parque de Eventos para a Feira, surgiu a idéia de ampliação da parceria com a finalidade de agregar valor à Casa Sustentável", principalmente pela complementação da sustentabilidade da mesma através do pilar social.

Desta forma, aconteceu a parceria entre a Fiema, o Rotary e a POLETTO, fazendo com que esta sinergia pudesse viabilizar a construção do prédio para os autistas em menor prazo.

A casa ficou em exposição na Fiema Brasil 2010 e se revestiu de grande sucesso junto ao público visitante. Concluída a feira, a casa foi desmontada e reconstruída para a Associação Gota D'Água-Centro de Apoio ao Autista, em terreno da Municipalidade, tendo sido edificado um anexo (refeitório das crianças) e toda a infraestrutura necessária ao seu funcionamento.

A construção com características sustentáveis (aquecimento solar, telhado vivo, reaproveitamento da água da chuva, etc), trará economia no seu uso, beneficiando a Associação.

A inauguração se deu no dia 02/04/2012 (dia mundial do Autismo).

Segundo o Eng. Cedamir Poletto, diretor da Construtora Poletto, a idéia é que a casa seja um ponto de visitação permanente, em especial para as crianças, que poderão, em um mesmo local, serem conscientizadas sobre a necessidade da preservação ambiental, bem como conhecerem a questão social do autismo, aprendendo sobre sustentabilidade e solidariedade."

Gerenciamento de Resíduos Sólidos

A empresa elabora para cada obra um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, onde são estabelecidos os procedimentos necessários para o manejo e destinação ambientalmente adequados dos resíduos daquela obra, contemplando: caracterização, triagem, acondicionamento, transporte e destinação. A implementação do projeto é monitorada permanentemente na obra pelo mestre de obras e pelo engenheiro supervisor. Mensalmente, o gerente de recursos humanos realiza uma avaliação dos serviços em cada obra, cujos resultados são compilados com o objetivo de ser calculado o indicador “Gestão de Resíduos Sólidos”. Sempre que a análise técnica-econômica realizada pelo engenheiro supervisor da obra validar a opção de os entulhos da obra serem reciclados para fins de reaproveitamento, esta alternativa é implementada.

Tanto nas obras, quanto no escritório da empresa, é realizada a separação do lixo orgânico e do lixo seco.

Para cada obra é elaborado um projeto do canteiro de serviços, com vistas organizar os espaços, definindo áreas destinadas a estoque, circulações (vertical e horizontal), descarte, instalações para operários, etc. Desta forma são minimizados desperdícios de materiais.

O atendimento aos Procedimentos e Instruções de Serviço do Sistema de Gestão da Qualidade da POLETTO evita o uso, a armazenagem e preservação de materiais inadequadamente, bem como a má execução dos serviços, minimizando re-trabalhos com a conseqüente geração de resíduos.

Telas e Bandejas de Proteção

Desde 2005, de forma pioneira em Bento Gonçalves, a empresa usa em suas obras telas de fachada e bandejas de proteção, as quais previnem a queda de ferramentas e materiais junto à via pública e em propriedades vizinhas. Estas telas provocam um impacto bastante positivo junto à comunidade, pois traduz um aspecto de organização e limpeza, bem como de respeito à comunidade. Esta prática tem sido objeto de elogios, inclusive da mídia local.

Equipamentos e Processos Construtivos

É dada prioridade para utilização de equipamentos e sistemas construtivos que trazem menor impacto ambiental, tais como: escoramentos e andaimes metálicos, estruturas em laje plana, pré-fabricados de concreto, conteiners metálicos, etc.

Projetos Técnicos

Sempre que a empresa elabora um projeto de engenharia ou de arquitetura, é sugerida ao cliente a incorporação de atributos voltados a sustentabilidade do empreendimento, tais como: aproveitamento das águas pluviais; uso de equipamentos sanitários com características de redução do consumo de água, uso de materiais de menor impacto ambiental, alternativas de projeto que tragam redução no consumo de energia elétrica, etc.

Voltar